PRODUTO TURÍSTICO ADQUIRIDO:

XXXXXXXXXXXXXXX ADVENTURE TREKKING TOUR

de 99 a 99 de fawhjkkçsfak de 201  .

 

CONTRATANTE

 

Nome: ____________________________________________________________________________________

Nascimento: _____/_____/_______

Endereço: __________________________________________________________________________________

Cidade: ________________________________________ UF: ______ País: _______________________________

Tel. Celular: (_____) ________________________ Tel. Fixo: (_____) __________________________

E-mail: _________________________________________________________________________

CPF: _______________________ RG: _______________________ Emissão: _____/_____/_______

Passaporte: _______________________ Data de validade: _____/_____/_______

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES, EXIGIDAS PARA SUA SEGURANÇA

 

Tipo sanguíneo: _____________ Fator RH: (___) Positivo (___) Negativo

Alguma alergia: (___) Sim (___) Não. Se sim, qual tipo, qual a medicação e posologia?

___________________________________________________________________________________________________________________

Problema de saúde que deva ser ressaltado? ____________________________________________________________________________________

Alguma incapacidade física ou mental? ________________________________________________________________________________________

Alguma restrição quanto à alimentação? _______________________________________________________________________________________

Algum medicamento controlado e/ou de uso contínuo? (___) Sim (___) Não.

Se sim, qual? __________________________________________________________________________________________________________

(___) Declaro estar de posse dos meus medicamentos controlado e/ou de uso contínuo.

No caso de doenças preexistentes, quais os procedimentos que devem ser adotados no caso de emergência?

______________________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________________

Nome e telefone para contato de parente(s) ou amigo(s), caso haja alguma necessidade:

_____________________________________Tel. (____)_____________ Parentesco: ______________________

_____________________________________Tel. (____)_____________ Parentesco: ______________________

 

EMPRESA

BRASIL A PÉ®, pessoa jurídica de direito privado, com inscrição no CNPJ sob o Nº 20.953.079/0001-82 com certificação CADASTUR Nº 19.075938.10.0001-8, e-mail info@brasilape.com.br, telefones +55 21 97940 4751 ou +55 21 98876 4671 e endereço na Rua Tirol, 861 – Bl. 12/402 – Freguesia – Jacarepaguá – Rio de Janeiro – RJ denominada como CONTRATADA.

 

OBJETO

Turismo de Aventura com Atividade de Caminhada de Longo Curso – conforme descrito no ANEXO I – Roteiro Detalhado do Produto XXXXXXXXXXXXXXX ADVENTURE TREKKING TOUR.

 

 

SITUAÇÕES DE RISCO ASSOCIADAS À PRÁTICA DA ATIVIDADE DE CAMINHADA DE LONGO CURSO 

 

  1. Queda, escorregão, tropeção, perda ou quebra de pertences pessoais, exaustão física, efeitos do clima (incluindo aqui calor ou frio e suas consequências), condições da trilha e do circuito, além de outras consequências que possam ter origem devido ao condicionamento físico e falta de atenção do CONTRATANTE na participação do evento;
  2. Picadas de insetos, animais peçonhentos, queda de árvores, queda de pedras, contato com plantas urticantes, contato com espinhos, mau tempo, raios, tufões, terremoto, entre outros do gênero;
  3. Tais situações podem gerar danos ou perdas, desde leves a graves, pelo não cumprimento das orientações da equipe CONTRATADA.

 

 

CONDUTA CONSCIENTE EM AMBIENTES NATURAIS – MMA 

 

  1. PLANEJAMENTO É FUNDAMENTAL;
  2. VOCÊ TAMBÉM É RESPONSÁVEL POR SUA SEGURANÇA;
  3. CUIDE DOS LOCAIS POR ONDE PASSE, DAS TRILHAS E DOS LOCAIS DE ACAMPAMENTO;
  4. QUANDO EM TRILHAS, TRAGA SEU LIXO DE VOLTA;
  5. DEIXE CADA COISA EM SEU LUGAR. TIRE APENAS FOTOGRAFIAS, DEIXE APENAS SUAS PEGADAS, MATE APENAS O TEMPO E LEVE APENAS SUAS MEMÓRIAS;
  6. QUANDO ACAMPANDO, EVITE FAZER FOGUEIRAS. NÃO QUEIME NADA ALÉM DE CALORIAS;
  7. RESPEITE A FLORA E FAUNA NA REGIÃO VISITADA;
  8. SEJA CORTÊS COM OS OUTROS VISITANTES E COM A POPULAÇÃO LOCAL.

 

RESPONSABILIDADES, DEVERES E OBRIGAÇÕES, ALTERAÇÃO OU CANCELAMENTO DO PROGRAMA CONFORME DELIBERAÇÃO NORMATIVA Nº 161, DE 09 DE AGOSTO DE 1985 DA EMBRATUR
3 – RESPONSABILIDADE DO USUÁRIO PARTICIPANTE EM VIAGEM OU EXCURSÃO

 

3.1 – Pagar preço previsto para a viagem ou excursão na forma acordada.

3.2 – Cumprir os horários e procedimentos estabelecidos no programa e em suas eventuais alterações, previstas no item 5.1.

3.3 – Informar a agência no ato de sua inscrição no programa sobre qualquer restrição ou impedimento seu, de seus familiares ou acompanhantes, decorrente de motivo de doença, incapacidade física ou mental, ou outra causa qualquer que possa dificultar o desenvolvimento da excursão, incomodar os demais participantes ou implicar cuidados especiais durante a excursão, sendo facultado ao operador a não aceitação desse tipo de cliente, ou seu desligamento, a qualquer época, desde que efetuados os acertos financeiros devidos.

3.4 – Preservar as áreas, instalações e equipamentos que sejam postos a sua disposição durante o programa.

3.5 – Arcar com perdas e danos decorrentes de ações ou omissões originadas por sua culpa.

 

4 – DEVERES E OBRIGAÇÕES DO USUÁRIO PARTICIPANTE DA VIAGEM OU EXCURSÃO

 

4.1 – Atender a orientação recebida do responsável pela excursão.

4.2 – Adotar procedimentos que contribuam para a manutenção da harmonia, integração e cordialidade entre os participantes e entre estes e a população dos locais a serem visitados.

 

5 – CASOS DE ALTERAÇÃO OU CANCELAMENTO DO PROGRAMA ADMITIDOS NA LEGISLAÇÃO DE TURISMO

 

5.1 – Alteração na sequência do programa, efetuada pela agência de turismo operadora, para:

  1. a) manter ou melhorar a qualidade da programação;
  2. b) atender caso fortuito ou de força maior.

5.2 – Alteração no preço da viagem ou excursão resultante de:

  1. a) variação, no caso de programas que se realizem parcial ou totalmente no exterior, decorrente da diferença entre a cotação do preço da excursão na moeda brasileira e na moeda estrangeira em que a excursão deverá ser paga no exterior, ocorrida no período compreendido entre a data do contrato e a data de liquidação total do preço contratado ou do pagamento integral do preço da viagem ou excursão, que não deverá exceder à data prevista para a realização do programa;
  2. b) aumento de tarifas autorizadas pelos órgãos governamentais competentes, ocorrido nos preços de passagens aéreas, marítimas, fluviais, lacustres, ferroviárias ou rodoviárias, desde que a utilização destas, no período previsto para realização da viagem ou excursão, não ocorra no prazo de validade dos preços: anteriores, conforme previsto na legislação própria do transporte de que se tratar;
  3. c) aumento de preço de hotéis no exterior, em descumprimento a acordo anteriormente firmado com a operadora nacional, desde que prévia e devidamente justificados perante a EMBRATUR.

5.3 – Cancelamento do programa caso não tenha sido atingido o número mínimo de usuários, previsto nas Descrição do Programa, estabelecidas pela agência de turismo operadora para a realização da viagem ou excursão, ou, caso seja do interesse dos usuários, recálculo do preço em função do número remanescente de participantes inscritos.

 

 

CANCELAMENTO CONFORME DELIBERAÇÃO NORMATIVA Nº 161, DE 09 DE AGOSTO DE 1985 DA EMBRATUR

 

Em caso de cancelamento por iniciativa do passageiro, a BRASIL A PÉ® fará a devolução 30 (trinta) dias após comunicado oficial feito a CONTRATANTE conforme condições abaixo:

  1. Em caso de ameaça de ocorrência de fenômenos naturais, com possíveis riscos aos participantes, situação de calamidade pública, perturbação da ordem, acidentes ou greves prejudiciais aos serviços contratados, a viagem pode ser cancelada ou parte dela, antes do início, ou em qualquer etapa, sendo devida a restituição ao CONTRATANTE dos valores correspondentes aos serviços não utilizados, podendo haver retenção das taxas de serviços, aplicar-se-á a retenção das taxas de serviços relativas à intermediação da prestação dos serviços turísticos, no percentual total de 15% (quinze por cento);
  2. Cancelamento até 30 dias do início da viagem: 70% (oitenta por cento) do valor total já pago, excluindo-se despesas não reembolsáveis (*);
  3. Cancelamento entre 29 e 21 dias do início da viagem: 60% (setenta por cento) do valor total já pago, excluindo-se despesas não reembolsáveis (*);
  4. Cancelamento entre 20 e 7 dias do início da viagem: 50% (cinquenta por cento) do valor total já pago, excluindo-se despesas não reembolsáveis (*);
  5. Cancelamento a menos de 7 dias do início ou no curso da prestação do serviço: Sem devolução (0 por cento).

(*) Exemplo: taxas, passagens aéreas, hospedagens, entre outros.

 

 

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

 

Eu, CONTRATANTE, declaro para os devidos fins que:

 

  1. Fui informado de que a atividade oferece seguro de acidentes pessoais;
  2. Gozo de boa saúde e ter informado, por escrito no início deste documento, qualquer condição médica que possua diferente da normalidade, bem como, doenças preexistentes e/ou uso de medicamentos;
  3. Tenho ciência de que qualquer ato meu, contrário às informações recebidas e orientações da CONTRATADA (*), podem causar danos à expedição, à minha integridade física, ao meio ambiente e a terceiros, os quais assumo integralmente a responsabilidade;
  4. Estou ciente e que fui devidamente informado (*) das situações de risco associadas à prática da atividade de caminhada de longo percurso;
  5. Que li e compreendi os ANEXOS I – Roteiro Detalhado do Produto XXXXXXXXXXXXXXX ADVENTURE TREKKING TOUR, ANEXO II – Sugestão sobre o que levar neste mochilão, ANEXO III – IMPORTANTE – Sobre o “mal de altitude” (*);
  6. Entender e aceitar os riscos envolvidos, nível de dificuldade, itinerário, duração, etc. (*);
  7. Na ocorrência de fenômenos naturais (terremotos, inundações, ciclones, furacões, etc.) ou levantes sociais (protestos públicos, revoluções, atos terroristas, etc.) a CONTRATADA não se responsabiliza pelos danos materiais ou morais decorrentes;
  8. Informei com veracidade e sem nenhuma omissão, todas as informações contidas nas páginas 1(um) e 2(dois) do presente documento, se responsabilizando por tais;
  9. Aplicam-se ao presente contrato as CONDIÇÕES ADICIONAIS abaixo descritas:
  10. BAGAGEM: A bagagem e demais itens pessoais do CONTRATANTE não são objetos desse contrato, sendo que estes viajam por sua própria conta e risco, não se responsabilizando as CONTRATADAS pela perda, furto, roubo, extravio ou danos que as bagagens possam sofrer durante a viagem, por qualquer causa, incluindo sua manipulação em traslados quando este serviço existir. Na hipótese de eventuais danos ou extravios, o CONTRATANTE deverá apresentar, no ato do sinistro, reclamação ao meio de transporte responsável. Documentos com ou sem valor, joias, pedras preciosas, dinheiro, máquinas fotográficas, filmadoras, objetos frágeis, entre outros, devem ser transportados em bagagem de mão, sob vigilância direta do CONTRATANTE;
  11. LIMITES DE BAGAGEM: Em toda e qualquer viagem, por quaisquer dos diferentes meios de transporte, o CONTRATANTE terá direito a transportar um volume limitado, especificado pela transportadora, além da bagagem de mão. Em geral, as transportadoras nos voos nacionais, permitem ao passageiro o transporte de bagagem com peso até 23 quilos e, nos voos internacionais, permitem o transporte de bagagem com peso em torno de 32 quilos, mais a bagagem de mão com 115cm e 5kg em geral. O CONTRATANTE deverá consultar previamente os respectivos sites das cias aéreas sobre os volumes de peso que poderá transportar. Caso o CONTRATANTE exceda os limites estabelecidos pelo prestador de serviço, deverá pagar as sobretaxas cobradas pelas transportadoras;
  12. TRASLADOS E PASSEIOS: São serviços de turismo compartilhados com outras pessoas, realizados em veículo de acordo com a frota da empresa responsável. O CONTRATANTE deverá comparecer para o início dos serviços no local e no horário determinado, pois o transporte não poderá atrasar o traslado e/ou o passeio para aguardar o CONTRATANTE, mesmo que o atraso seja justificado. Fica o CONTRATANTE ciente de que a pontualidade é condição para fruição do serviço;
  13. SERVIÇOS OPCIONAIS: É comum a indicação de passeios e atividades durante a viagem (no destino). Esses serviços são contratados diretamente com empresas especializadas, as quais são responsáveis pela organização e operacionalização dessas atividades. Dessa maneira, havendo dúvidas ou reclamação quanto aos serviços opcionais, deverá o CONTRATANTE tratar o assunto diretamente com a empresa CONTRATADA;
  14. HOSPEDAGEM: As acomodações utilizadas na prestação dos serviços são em regra, de categoria básica (low cost). Qualquer alteração diferenciada deverá ser previamente solicitada. Caso haja modificações das acomodações por parte do CONTRATANTE durante a viagem, este deverá assumir despesas decorrentes, não sendo elas reembolsadas;
  15. HORÁRIOS DA HOSPEDAGEM: O CONTRATANTE deverá respeitar sempre os horários de entrada e saída (check in/check out). Nem sempre os horários das acomodações estão em linha com os horários de voo, podendo, eventualmente, o CONTRATANTE desocupar o local antes da chegada do traslado. Caso, o CONTRATANTE deseje continuar hospedado, para aguardar a chegada do traslado, deverá verificar disponibilidade do local e adquirir uma diária extra. Tal despesa não será restituída pelas CONTRATADAS;
  16. BENS, VALORES e OBJETOS: As CONTRATADAS não se responsabilizam por furtos, roubos, ou perdas de qualquer bem, valor ou objeto, durante todo o XXXXXXXXXXXXXXX ADVENTURE TREKKING TOUR ;
  17. Ver Nº de pessoas por acomodação (colocar aqui) INSTALAÇÕES DA HOSPEDAGEM: A critério e disponibilidade dos meios de hospedagem, o apartamento duplo poderá ter camas separadas ou de casal e o apartamento triplo ou quádruplo poderá ser constituído de cama dobrável, articulada ou sofá-cama, camas queen ou king size. Caso o CONTRATANTE queira acomodação específica, deverá previamente consultar a existência de cama diferenciada, bem como, o preço pelo serviço exigido;
  18. ALIMENTAÇÃO: A alimentação será fornecida de acordo com o serviço contratado. Os serviços podem incluir a oferta de café da manhã, que em regra é servido em áreas específicas e em horários previamente estabelecidos. Poderá ainda ser contratado serviço denominado “meia-pensão” o qual o CONTRATANTE, além de café da manhã receberá outra refeição (almoço ou jantar). Na modalidade “pensão completa” serão disponibilizadas as três refeições, o café da manhã, almoço e jantar. As refeições poderão ser servidas no próprio meio de hospedagem ou em outro estabelecimento. Importante: no caso de dieta alimentar diferenciada, o CONTRATANTE deverá informar e consultar previamente a CONTRATADA, sobre a possibilidade de atendimento diferenciado nesse sentido. Poderá ser cobrado valor adicional por esse serviço;
  19. ASSISTÊNCIA E SEGURO DE VIAGEM: Como nossa prestação de serviço tem riscos inerentes ao Turismo de Aventura, esse serviço será obrigatório, sendo adquirido pela CONTRATADA a cobertura mais adequada às necessidades do destino escolhido, sendo que o CONTRATANTE arcará com essa despesa que estará inclusa no pacote de serviços do XXXXXXXXXXXXXXX ADVENTURE TREKKING TOUR;
  20. ESPECIFICIDADES DO TRANSPORTE RODOVIÁRIO: Em viagens rodoviárias, os ônibus, minivans e micro-ônibus utilizados para os serviços atendem às regras de conforto e segurança das autoridades locais, podendo constar nesse serviço o acompanhamento de guias. Em roteiros que cumpram trechos comuns, haverá a possibilidade de dois ou mais grupos de passageiros se unirem. Nesse caso, não haverá preferência na utilização de poltronas do transporte, independentemente de quem estiver a mais tempo a bordo do referido veículo. O transporte rodoviário europeu não disponibiliza banheiros em seus ônibus;
  21. ESPECIFICIDADES DO TRANSPORTE AÉREO: Quando não for possível o pouso no aeroporto de destino por fechamento ou impedimento, o pouso será feito em outro aeroporto, podendo o restante do trecho ser realizado por outro tipo de transporte. As CONTRATADAS não se responsabilizam por qualquer atraso de voo, alterações de equipamento, aeroportos, horários, rotas, escalas, conexões, alternâncias entre voos regulares/fretados e vice-versa, acidentes, perda, avaria ou extravio de bagagem ou qualquer outro dano causado ao CONTRATANTE, durante ou em decorrência do transporte aéreo, sendo certo que a responsabilidade será exclusiva da companhia aérea, responsável pelo transporte. A programação de viagem não dá direito ao acúmulo de milhas nos planos de fidelidade das companhias aéreas. O CONTRATANTE deverá esclarecer as regras e condições específicas de cada companhia aérea, bem como quanto à cobrança de taxas adicionais no caso de alterações, cancelamentos e reembolso. Sendo assim, sujeito às regras e condições da companhia aérea, que dentre outros termos podem incluir a aplicação de multas e taxas, bem como estipular restrições e vedações para o caso de tarifas promocionais e de classes de reserva, caso o CONTRATANTE venha a solicitar reembolso, cancelamento ou alteração em bilhete aéreo, o CONTRATANTE deve respeitar o prazo de validade do bilhete, que usualmente é de 01 (um) ano contado da data de emissão. O reembolso tratado nesta cláusula não é adicional ao previsto nos casos de não comparecimento e de rescisão deste Contrato. O bilhete aéreo é pessoal e intransferível, sendo assim, não é permitida a alteração de passageiros;
  22. ESPECIFICIDADES DA LOCAÇÃO DE CARRO INTERNACIONAL: Havendo alguma necessidade, somente será locado carro para motoristas habilitado por mais de dois anos. Não é permitida a utilização de permissão para dirigir um carro alugado. Junto da carteira de habilitação dever ser apresentado o passaporte válido. Na Europa, além desses documentos, é exigida carteira de habilitação internacional. A idade mínima para locação de carro no exterior varia de 21 a 25 anos de idade (há locadoras que cobram taxas para motoristas menores de 25 anos e que devem ser pagas na localidade) para motoristas, essa informação deve ser verificada diretamente com a locadora do veículo. O condutor deverá apresentar cartão de crédito internacional, com limite mínimo exigido pela locadora, quando será feita um pré-autorização de débito, para cobrir eventuais danos ou avarias que o carro possa sofrer. Equipamentos adicionais podem ser solicitados e serão pagos no local da retirada do veículo. Taxa One Way (local de retirada do veículo diferente do local de devolução) é cobrada e deverá ser paga no local da devolução do carro. O veículo alugado deve ser devolvido com a mesma quantidade de combustível, quando retirado da locadora (exceto quando esse item estiver incluído no plano);
  23. DA DOCUMENTAÇÃO EM VIAGENS INTERNACIONAIS: Certidões de nascimento ou casamento não são documentos válido para a viagem. Leve sua CNH e não esqueça do documento mais importante numa viagem internacional: seu passaporte válido. Por segurança, sugerimos leva-los num “Money Belt” por baixo de sua roupa;
  24. TAXAS GOVERNAMENTAIS E LOCAIS: Existem países que cobram taxas governamentais de regresso que não podem ser recolhidas no Brasil e sim quando o CONTRATANTE e seus passageiros deixam aquele país. Em viagens internacionais, importante verificar se o país de destino cobra esse tipo de taxa governamental. Tais taxas, governamentais e locais, quando exigidas, correrão por conta do CONTRATANTE, não sendo uma despesa reembolsável;
  25. VACINAS: Alguns países exigem certificado de vacinação contra algumas doenças (como, por exemplo, febre amarela). É importante verificar quais são as exigências estabelecidas para o destino contratado com a máxima antecedência à data do embarque. Havendo necessidade, será exigido pela CONTRATADA o certificado válido; e
  26. Li e estou ciente de todo o documento e da Deliberação Normativa EMBRATUR Nº 161, de 09/08/1985.

 

(*) conforme ABNT ISO 21103:2014 – Turismo de Aventura – Informações para Participantes

 

 

Rio de Janeiro, _______ de ______________________ de 2016.

CONTRATANTE: ___________________________________

 

 

 

TERMO DE CONHECIMENTO DE RISCOS


Eu, CONTRATANTE, reconheço e concordo que:

 

Declaro para os devidos fins, para minha segurança e saúde, que estou participando desta caminhada por minha livre e espontânea vontade e estou ciente de que a prática de hiking e trekking são atividades esportivas que possuem riscos, inerentes a sua atividade;

  1. Atesto que estou apto a participar do evento e declaro possuir conhecimentos sobre as habilidades exigidas em caminhadas como as propostas neste XXXXXXXXXXXXXXX ADVENTURE TREKKING TOUR;
  2. Comprometo-me a respeitar todos os participantes, organizadores, jornalistas, voluntários, patrocinadores, visitantes, moradores, comunidade local, seus hábitos e costumes e também a legislação local, sejam elas, municipal, estadual ou federal, assim como, zelar pela infraestrutura, cedida ou não pela organização, e preservar o meio ambiente local;
  3. Estou ciente que por motivos de segurança, os organizadores poderão modificar ou transferir qualquer uma das trilhas marcadas, mesmo sem aviso prévio;
  4. Declaro que estou ciente de que é recomendável conversar com um médico, antes de iniciar ou aumentar o nível de atividade física pretendido, assumindo plena responsabilidade pela realização de qualquer atividade física sem o atendimento desta recomendação;
  5. Declaro também que me encontro fisicamente e clinicamente apto a participar de tal evento;
  6. Assumo ainda todos os riscos da caminhada na trilha, isentando os organizadores de quaisquer acidentes a que venha sofrer;
  7. Concordo em observar e acatar qualquer decisão oficial dos organizadores do evento relativa à possibilidade de não terminá-lo, por prevenção a minha segurança e meu bem-estar;
  8. Isento, assim, os organizadores e CONTRATADA, de quaisquer riscos que eu tenha sido exposto enquanto participante do evento.

 

 

 

Rio de Janeiro, _______ de ______________________ de 2016.

CONTRATANTE: ___________________________________

 


 

TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM

 

Eu, CONTRATANTE, AUTORIZO o uso de minha imagem em todo e qualquer material entre fotos, filmes, documentos e outros meios de comunicação, para ser utilizada em campanhas promocionais e institucional das marcas BRASIL A PÉ® e afiliados, com sede no país, sejam essas destinadas à divulgação ao público em geral e/ou apenas para uso interno destas marcas, desde que não haja desvirtuamento da sua finalidade.

A presente autorização é concedida a título gratuito, abrangendo o uso da imagem acima mencionada em todo território nacional e no exterior, em todas as suas modalidades e, em destaque, das seguintes formas: (I) outdoor; (II) busdoor; folhetos em geral (encartes, mala direta, catálogo, etc.); (III) folder de apresentação; (IV) revistas e jornais em geral; (V) internet, websites, redes sociais, e-mails marketing; (VI) cartazes; (VII) back-light; (VIII) mídia eletrônica (painéis, filmagens, videotaipes, televisão, cinema, programa para rádio, entre outros); (VIII) e outros não elencados anteriormente.

A publicação, divulgação ou replicação destas imagens por terceiros se dará somente com autorização por escrito da BRASIL A PÉ® e com a devida citação da fonte.

Por esta ser a expressão da minha vontade declaro que autorizo o uso acima descrito sem que nada haja a ser reclamado junto a BRASIL A PÉ® e afiliadas sobre algum tipo de pagamento a título de direitos conexos à minha imagem ou a qualquer outro, dato e assino a presente autorização.

 

 

 

Rio de Janeiro, _______ de ______________________ de 2016.

CONTRATANTE: ___________________________________

 

 

 

 

ANEXO I – Descritivo do Programa XXXXXXXXXXXXXXX ADVENTURE TREKKING TOUR

Roteiro terrestre exclusivo da BRASIL A PÉ®

 

Descubra sua natureza preservada, cultura, sons, cores, sabores e aromas de um dos quatro Tigres Asiáticos.

Antigamente conhecida como ilha de Formosa, hoje TAIWAN, este roteiro irá oferecer trekkings, hikings únicos e diferenciados onde o aventureiro brasileiro nunca pensou estar caminhando: numa ilha do continente asiático cortada pelo Trópico de Câncer e vizinha a gigante China. Muitas surpresas orientais estarão por vir!


ATENÇÃO: VAGAS LIMITADAS

 

PARTICIPANTES:

6 (seis) – 12 (doze) Trekkers

 

NÍVEL DE DIFICULDADE: Semi-Pesada a Pesada

 

INFORMAÇÕES GERAIS:
Duração: 99 (            ) dias e 99 (            ) noites
Terrestre: de 99 (        ) a 99 (        ) de bdsahbçsdfhhsda de 201
Idade mínima: 18 (dezoito) anos

Número de participantes: mínimo de 06 (seis) e máximo de 12 (doze) pessoas – Vagas Limitadas

 

PONTO DE ENCONTRO:

Área de embarque internacional no portão 2 do aeroporto do Aeroporto Internacional Tom Jobim – GIG
Data: 99 (        ) de bdsahbçsdfhhsda de 201  – gadslkakj-feira
Horário: 01:00h (uma hora da madrugada)

 

CONDIÇÕES DE PAGAMENTO:

 

À VISTA: R$             (através de DEPÓSITO IDENTIFICADO ou TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA)

Banco: 033 – SANTANDER
Agência: 1527
C/C: 01002661-5
Paulo Renato de Carvalho Dias

Identificado: CPF 769.721.197-15

 

PARCELADO: Entrada de R$               + 99 Parcelas de R$             (até dia 10 do mês)

O parcelamento poderá ser efetuado através de cheque, débito em conta ou boleto bancário

 

CARTÃO DE CRÉDITO: R$           através do PagSeguro. Podendo este podendo ser parcelado em 12x de acordo com as taxas do PagSeguro.

 

CONFIRMAÇÃO SERÁ FEITA PELA ORDEM DE PAGAMENTO:
Após a confirmação de pagamento enviar e-mail com o comprovante de pagamento e dados como Nome completo, RG Identidade, Data de Nascimento, Telefones fixo e celular). O e-mail e telefones serão importantes canais de comunicação onde enviaremos diversas informações, além de outras no site e redes sociais. Mantenha-os atualizados.

 

O QUE INCLUI:

– Traslado Aeroporto XXXXXXXXXXXXXXX X Hostel X Aeroporto XXXXXXXXXXXXXXX – (Ida e volta);
– 02 Pernoite em hostel (quarto compartilhado) + Café da manhã;
– Barraca para alta montanha (Compartilhada para 02 pessoas);
– Traslado do Final da Travessia até o Hostel;
– Guia Brasileiro durante todo o Tour, registrados pelo Ministério do Turismo, especializado e treinado para a atividade com conhecimentos em montanhismo, primeiros socorros e resgate;
– Telefone satelital, da Inmarsat, para usar em casos de emergência (Guia);
– Rádio VHF e licença de radioamador para usar no Brasil e no Chile (Guia);

 

O QUE NÃO INCLUI:

– Bilhete aéreo Rio de Janeiro X XXXXXXXXXXXXXXX X Rio de Janeiro (Ida e volta);
– Despesas não relacionadas e gorjetas;
– Passeios não descritos nos roteiros;
– Despesas pessoais (telefonemas, bebidas, refeições não descritas, internet, etc.);

 

ROTEIRO:

1º Dia – 05 de novembro de 2016 – 18:00h
Ponto de Encontro na área de desembarque do aeroporto em XXXXXXXXXX e de lá partiremos para um voo, com todo grupo, para XXXXXXXXXX.
Transfer do Aeroporto em XXXXXXXXXX x Hostel.
Chegando na cidade de XXXXXXXXXX vamos fazer as compras no mercado local para nossa travessia e mais o registro do trekking em  e de lá partiremos para o Hostel (pernoite).

2º Dia – 06 de novembro de 2016 – 99:99h
Trekking de  XXXXXXXXXX até XXXXXXXXXX

3º Dia – 07 de novembro de 2016 – 99:99h
Trekking XXXXXXXXXX até XXXXXXXXXX
8º Dia – 12 de novembro de 2016 – 99:99h

9º Dia – 13 de novembro de 2016 – 99:99h

10º Dia – 14 de novembro de 2016 – 99:99h

11º Dia – 15 de novembro de 2016 – 99:99h

12º Dia – 16 de novembro de 2016 – 99:99h

13º Dia – 17 de novembro de 2016 – 99:99h

14º Dia – 18 de novembro de 2016 – 99:99h

15º Dia – 19 de novembro de 2016 – 99:99h

16º Dia – 20 de novembro de 2016 – 99:99h

Livre até horário de embarque XXXXXXXXXXXXXXX X Brasil.

Desembarque no Rio de Janeiro – GIG. Fim dos serviços.

 

REUNIÃO DE LOGÍSTICA e OUTRAS INFORMAÇÕES:

– Data: …. de jnasgbhjgjkas de 201
– Hora: 99:99h
– Endereço: A confirmar

 

REQUISITOS PARA PARTICIPAR DA EXPEDIÇÃO:

– Estar saudável e em boas condições físicas;
– Já ter realizados caminhadas de 3 ou mais dias de nível “PESADO”, carregando mochila cargueira;
– Possuir todo o material solicitado;
– Preencher nossa ficha de inscrição e assinar os termos de constantes nesse documento;
– Respeitar e seguir todas as normas de segurança;
– Respeitar e seguir as orientações dos guias.

 

ANEXO II – Sugestão sobre o que levar neste mochilão

INFORMAÇÃO IMPORTANTE

Lembre-se que você carregará sua própria mochila cargueira, portanto nada de levar muita coisa. Não teremos carregadores. Leve o suficiente, evitando assim sofrimento e transtornos desnecessários.

 

O QUE LEVAR:

– Passaporte com validade superior a 6 meses e CNH válida;
– Carteira de Vacinação;
– Cartão de Crédito;
– Dinheiro;
– Money Belt;
– Bom humor, gentileza e espírito de equipe;

 

EQUIPAMENTOS e ACESSÓRIOS:

– Mochilas cargueira e de ataque da DEUTER com capas de chuva;
– Isolante térmico;
– Saco de dormir com temperatura de conforto em torno de zero grau;
– Botas impermeáveis da SNAKE de cano alto ou médio, pois vamos caminhar sobre neve, lama e solo úmido. Possibilidade de chuva e neve;
– Meias de trekking, de lã ou tecido sintético (6 pares);
– Polainas altas (dessas que cobrem até um pouco abaixo dos joelhos);
– Bastões de caminhada (o par);
– Lanterna de cabeça em boas condições e pilhas novas (de preferência as reutilizáveis);
– Saco estanque para documentos, máquina fotográfica, baterias, pilhas e outros;
– Sacos de lixo;
– Apito;

 

DICA: Como o trecho aéreo é longo e com troca de aeronaves, sugerimos embalar sua cargueira no aeroporto ou fazer em casa utilizado plástico bolha e fita adesiva. Não esqueça de deixar as alças (de transporte e das costas) livres e soltas, colocar seu tag de viagem em lugar visível, além de fotografá-la antes de despachá-la no embarque.

 

VESTUÁRIO:

– Calça de trekking;
– Calça Impermeável;
– Camisas de trekking, dê preferência de mangas comprida e com proteção UV;
– Boné ou chapéu com proteção UV;
– Toalha pequena para enxugar a parka, a calça impermeável e a barraca;
– Parka impermeável, com capuz;
– Par de luvas impermeáveis;
– Fleece grosso;
– Segunda pele (calça e camisa);
– Gorro fleece;
– Óculos para sol da JF SUN;
– 2 Pares de roupas para dormir;
– Chinelos ou sapatilhas leves, para usar nos acampamentos;
– Calçado leve e roupas extra (bermudas, camisas) para a viagem e para usar nos city tours;
– Garrafa de 1 litro para água ou reservatório para mochila de hidratação;
– Máscara para dormir, para quem tem dificuldade de dormir com luz;
– Roupas íntimas;
– Maiô/Biquíni ou sunga/calção de banho;

 

OUTROS:

– Máquina fotográfica e carregador;
– Protetor solar;
– Protetor labial;
– Kit de higiene pessoal com pacote de lenços umedecidos;
– Medicamento de uso pessoal;
– Clorin ou Hidrosteril;

 

SUGESTÃO DE KIT TRILHA (SUGESTÃO) – Não incluso no pacote.

– Barras de Cereal;
– Repositores de Carboidrato;
– Gatorade ou similar;
– Frutas desidratadas;
– Pão árabe ou a gosto;
– Mix de castanhas, passas e outros;
– Bananadas;
– Biscoito;
– Cereal.


 

 

ANEXO III – IMPORTANTE – Sobre o “mal de altitude”

 

Aqui algumas dicas de como, se não evitar, minimizar os efeitos desse problema.

Na grande maioria dos casos os sintomas são leves e duram de 4 a 24 horas, dependendo de cada pessoa. São eles:

 

– Dor de cabeça (95%)
– Náuseas e vômitos (70%)
– Tontura (58%)
– Perda de apetite
– Insônia
– Falta de ar aos médios esforços

 

Normalmente no segundo ou terceiro dia da viagem você já estará aclimatado e esses sintomas diminuirão bastante, desaparecendo por volta de 5 dias. É muito importante, portanto, nesse período de aclimatação tomar algumas medidas para amenizar esses sintomas e evitar complicações, como o edema agudo pulmonar e cerebral. São algumas dessas medidas:

– Na altitude, principalmente com o clima seco da Bolívia perdemos muito líquido. A hidratação deve ser reforçadíssima. Recomenda-se a ingestão de 3 a 4 litros de água diariamente nessas condições; portanto, garrafinha de água na mochila! Restrição na ingestão de sal e ingestão de uma carga maior de carboidratos é uma boa ideia.

– Nada de atividades físicas extenuantes nos dois primeiros dias…caminhadas leves. Se ficar muito cansado e ofegante, pare e descanse, se não melhorar, volte para o hostel. Se te convidarem para jogar bola, resista, não dá nem para jogar no gol!!

– Nada de subir ainda mais enquanto não estiver aclimatado. Acima dos 3800 metros recomenda-se no máximo mais 300 por dia, seja escalando ou de busão… ou seja, se vc chegou a La Paz em um certo dia e for ao Chacaltaya (a mais de 5000 metros) no dia seguinte, a chance de vc ter um edema pulmonar ou cerebral é gigantesca!!

– Nada de álcool ou cigarro!! Álcool desidrata e provoca mais tonturas e náuseas. O cigarro vai te atrapalhar ainda mais para respirar!!

 

Além dessas medidas comportamentais, há também a prevenção e tratamento medicamentoso:
– Se você vai sair do nível do mar e seu destino é uma cidade acima dos 3500m, como Cusco ou La Paz, há alguns medicamentos que podem ser administrados previamente e que, se não evitam os sintomas, pelo menos minimizam seus efeitos e, principalmente, evitam as complicações e aceleram a aclimatação:

* Acetazolamida (Diamox): recomenda-se a ingestão de 125mg 2 vezes ao dia (a cada 12 horas) um dia antes da saída para a altitude e segue até o segundo ou terceiro dia, na altitude. Essa substância é um diurético, que acidifica o sangue, fazendo com que respiremos mais rápido, facilitando na adaptação. A acetazolamida não mascara os sintomas, apenas minimiza, principalmente a falta de ar noturna (quando dormimos a frequência respiratória cai, e isso na altitude causa muitos problemas…). Por ser diurético, você vai ir ao banheiro por diversas vezes (mais um motivo para tomar bastante água, não vá ficar desidratado!) e pode ter um formigamento na ponta dos dedos e na face. Os refrigerantes e outras bebidas gaseificadas podem ficar com sabor estranho. Alérgicos a sulfa não podem tomá-la!!

* Dexametasona (Decadron): se você for médico ou for viajar acompanhado de um ou passar em consulta antes da viagem; alguns pesquisadores recomendam o uso de 4mg de decadron, de 12/12h no dia da viagem e no primeiro dia na altitude…eu não recomendo o seu uso sem supervisão especializada…a dexametasona, ao contrário da acetazolamida, mascara os sintomas, ou seja, você vai sentir-se bem, mas não ajuda na adaptação à altitude.

 

Para os sintomas do “Mal da altitude” recomenda-se:

Dor de cabeça: o Ibuprofeno (Alivium, Dalsy…), 600mg de 8/8h é normalmente a primeira escolha. Paracetamol (tylenol) e AAS também podem ser usados.

Náuseas ou vômitos: O Plasil ou o Motilium podem ser usados. Evite o Dramin, como ele causa sono, a frequência respiratória diminui e pode piorar a falta de ar.

 

***Cuidado: Não use medicação para dormir!!! (Diazepam ou equivalentes). Esses remédios causam diminuição da frequência respiratória, e na altitude isso pode até mesmo ocasionar uma parada respiratória!!! Se estiver com dificuldades para dormir, tome um diamox (125 ou 250mg) pela noite, ele vai aumentar a frequência respiratória, propiciando uma melhor oxigenação noturna (apesar de acordar várias vezes para ir ao banheiro…)

 

Sinais de alerta:

 

– Tosse, com expectoração espumosa ou com sangue
– Falta de ar mesmo em repouso
– Perda de coordenação na fala ou motora
– Alterações visuais
– Excesso de fadiga, sonolência
– Alucinações

 

Se você começar a apresentar alguns desses sintomas, pode estar com Edema Pulmonar ou Edema Cerebral, nesse caso procure ajuda médica o mais rápido possível e DESÇA da altitude que estiver o mais rápido possível, de preferência abaixo dos 2500 metros.

 

 

Fonte: http://www.mochileiros.com/soroche-mal-de-altura-ou-mal-da-altitude-t24338.html, acesso em 29/12/2015.

 

 

 

IMPORTANTE: Leia atentamente todo este descritivo, especialmente na discriminação dos valores! Eles podem sofrer modificações a qualquer momento, conforme citação no “5 – CASOS DE ALTERAÇÃO OU CANCELAMENTO DO PROGRAMA ADMITIDOS NA LEGISLAÇÃO DE TURISMO – subitem 5.2 – Alteração no preço da viagem ou excursão resultante de:” e seguintes.