3º DIA – 09/07/2013 – TERÇA-FEIRA
Igrejinha, Morro do Castelo, Prefeitura
Distância aproximada: 14 km
Nível: Moderado
No terceiro dia mais uma vez a chuva cessou na hora de sair. De cargueira nas costas nos despedimos do Sr. João em direção à casa da Dona Raquel. Paramos em um apoio para deixar a cargueira e levarmos somente água e lanche em nossas mochilas de ataque. Trilhamos por uma subida bem íngreme pela base do Morro do Castelo com seus 1.470m até onde começam suas paredes verticais que lembram lajes sobrepostas, atravessando uma gruta ampla e, ao atravessá-la já estamos do outro lado do Castelo. No mirante tivemos uma belíssima vista do Vale do Calisto, Pati de baixo, Gerais do Vieira, Serra do Roncador, do Garapa e a Ladeira do Império. Tudo isto recoberto por um verde intenso das copas das árvores, com o rio Pati ao fundo e acima, o tom avermelhado das torres verticais das montanhas. Estávamos em êxtase, pois contemplávamos mais uma belíssima obra da natureza com seus riquíssimos detalhes.
Depois nosso guia e seus apoios nos proporcionaram, mais uma vez, um belo lanche. Após “forrarmos” nossos estômagos apreciando o Vale, fizemos a descida, pegamos nossas cargueiras no ponto de apoio e partimos para a casa da D. Raquel.
Já instalados na casa da simpática D. Raquel, uma noite sem nuvens nos revelou um céu repleto de estrelas de uma forma impossível de ser vista próximo a centros urbanos que, com suas luzes e poluição, ofuscam as estrelas menos evidentes. Não esquecendo que um de nossos trekkers dormiu literalmente ao relento apreciando o show das estrelas. Depois de muito olharmos, somente o sono e o cansaço interrompeu este espetáculo das estrelas numa noite sem lua cheia ou nova.
Por: Felipe Torre de Flot (revisão Paulo Renato)
2º dia: https://brasilape.com.br/2o-dia-exoedicao-vale-do-pati-chapada-diamantina/
4º dia: https://brasilape.com.br/4o-dia-expedicao-vale-do-pati-chapada-diamantina/