Primeiramente nosso agradecimento especial a Sra. Carolina Ulloa Acevedo – assessora de turismo da PROCOLOMBIA Brasil que viabilizou tão rapidamente essa oportunidade de estarmos na Fam Trip e Rodada de Negócios.
Brasil a Pé na Colômbia – Fam Trip e Rodada de Negócios – Outubro 2015 from Brasil a Pé on Vimeo.
Assista o vídeo desta trip no Youtube ou no Vimeo.
Algumas fotos foram gentilmente cedidas pela Summum Outdoor.
SÁBADO – 24/10/2015
Desembarque em Bogotá dos convidados da PROCOLOMBIA. Para a Fam Trip foram convidados empresários do Brasil, Canadá e Estados Unidos. Tarde e noite livre com jantar no hotel.
DOMINGO – 25/10/2015
Após o café da manhã, fizemos uma reunião no saguão com revisão, uma breve explicação sobre trajeto. Nos acompanharam na Fam, Michelle Figueroa – assessora da PROCOLOMBIA, Alejandro Gomez – diretor geral da Operadora Receptiva SUMMUM OUTDOOR e sua equipe de apoio contando com a Natalia e o Carlos.
Saímos do hotel numa van rumo a Suesca. Ao chegar no ponto de partida, nossas bikes Cannondale Trail 5 foram montadas, nos equipamos e partimos para Cundinamarca num trajeto de aproximadamente 45 km, com belo lanche servido durante o caminho, passando por pequenos vilarejos, lagoa de Suesca e fazendas.
Ao chegarmos na aconchegante Fazenda La Cabaña próximo a Tausavita, nos instalamos em quartos duplos, mudamos de roupas e partimos para uma cavalgada pelos arredores, num belo passeio.
Depois cavalgada, relaxamos tomando um merecido banho, fomos para a grande sala da sede onde a lareira já estava acessa, pois nos esperava um saboroso jantar típico de boas vindas com carne bovina ou porco cobertos com sal grosso e banhados na cerveja, enrolado no pano e amarrado com barbante. Escolhemos os vegetais, regamos de azeite, sal e pimenta à gosto e embrulhamos num papel alumínio. As carnes (40 minutos) e vegetais (20 minutos) foram colocados na brasa da lareira, sendo preparado e feito cuidadosamente pelo Alejandro da Summum Outdoor. Isso tudo acompanhado com batatas cozidas e temperadas oferecidas pela cozinha da fazenda, mais vinho, cerveja Club Colombia Dorada e/ou limonada. Mas preparado na lareira? Sim, estávamos numa altitude aproximada de 2.600m e fazia um pouco de frio. Como dizem por lá, a Colômbia tem somente 2 estações: inverno nas áreas de altitude e verão no litoral do Caribe. Portanto, protetores solares e labial são itens imprescindíveis e que não podem faltar na sua bagagem.
SEGUNDA – 26/10/2015
Após o café da manhã nos despedimos do pessoal gentil e hospitaleiro que nos recepcionaram na fazenda e partimos novamente para andar de bike num passeio de Sutatausa, passando por Ubate (com lanche durante o trajeto), culminando numa visita a colorida e surpreendente Ráquira, com seus belos artesanatos locais. Aproximadamente 65km pedalando.
Colocamos nossas bikes na van e paramos no caminho para fazer um hiking visitando El Paso de Angel, outro lugar de beleza singular. Após esta caminhada, partimos para a Villa de Leyva – intitulada por eles de Patrimônio do Povo. Tomamos banho, relaxamos e cada um saiu para conhecer a vila antes do jantar. Por 1:30h andei e fotografei diversos pontos, sua famosa “Plaza Mayor” e arredores. Que lugar lindo, bucólico!!! Ainda na praça experimentei antes do jantar outras 2 cervejas chamadas Aguila e Poker.
Em mais outro belo jantar oferecido pela PROCOLOMBIA, fomos ao La Guaca, um espaço aberto muito bonito e interessante, com diversas opções de restaurantes. Jantamos no saboroso Savia, restaurante de gastronomia orgânica. Estava curioso e foi lá que experimentei o chá de coca, utilizado para amenizar os problemas do “mal de altitude” ou “soroche”. Amargo e parecido com o nosso boldo. A lua brindava nossa noite.
TERÇA – 27/10/2015
Após outro belo café da manhã, partimos para um city-tour pela belíssima Villa de Leyva. Legal que o guia que nos acompanhou – Manuel -, estudou na UFF em Niterói – RJ, fala português, além do espanhol e inglês. Além de guia, é artista como seu pai.
Depois fomos visitar um vinhedo colombiano onde sua produção é exclusiva para o consumo no país. Não exportam, apesar de já conquistarem alguns títulos internacionais com seus produtos. Visitamos a fábrica, nos mostraram suas plantações, seus tonéis de fermentação e adega. Ao final da visita fomos agraciados com queijos, frios variados e vinhos rosé e tinto. Após uma tarde muito agradável na vinícola, voltamos para a Villa.
À noite, mais uma vez, nos foi proporcionado um belo jantar num dos restaurantes Top 10 da Colômbia: O Mercado Municipal. Que comida, que cenário, que lugar agradável! Lá saboreei os 3 tipos de cervejas Club Colombia que são produzidas: Dorada, negra e roja. Vale a pena desfrutar novos sabores e aromas.
QUARTA – 28/10/2015
Como estava acabando (que pena…), acordamos bem cedo e fomos visitar o Cristo num rápido hiking pelo Parque Nacional Iguaque. Confesso que faltou um pouco de ar já que não estamos acostumados com altitudes acima de 2.600m, uma ascensão tão curta, porém muito íngreme. Fizemos um bate-e-volta e voltamos para o hotel. Banho, café da manhã e voltamos para a capital Bogotá. Desembarcamos as bikes e fomos almoçar comida típica onde experimentei a mais tradicional sopa deles chamada “El Ajiaco” com 5 tipos de batatas que produzem, arroz, temperos, milho cozido diferente do nosso, acompanhado de arepa e abacate.
De lá, voamos para Santa Marta, no litoral caribenho colombiano. Check-in no Irotama e noite livre.
QUINTA e SEXTA – 29 e 30/10/2015
Durante toda a quinta os compradores participaram da Rodada de Negócios no Colombia Nature Travel Market 2015. A noite fomos recepcionados no saguão do hotel com um mojito e saímos para city-tour por Santa Marta. Ao final comemos um delicioso prato de camarão ao molho acompanhado de torradas e mojito.
Na manhã de sexta novas negociações durante a Rodada de Negócios promovida pela PROCOLOMBIA, finalizando com um delicioso almoço de despedida oferecido pelo governo local para todos os participantes do networking, com folclore local e bate-papo com líderes Tayronas.
Com a tarde e noite livre fui conhecer uma tradicional casa de cervejas artesanais chamada “Bogota Beer Company” e também entrei num casino que mais parece com nossas antigas máquinas caça-níqueis que existiam em nossos botecos, além da roleta. Mas não quis jogar.
SÁBADO – 31/10/2015
Dia livre e passeio a pé por toda a praia, Na volta me permiti com a uma bela e relaxante massagem. Mas cuidado, elas oferecem do tipo “É cortesia, somente para experimentar”, faça jogo-duro, diga que não tem dinheiro, diga que não quer, chore. Mas… é que é tão bom que é justo pagarmos pelo serviço. Porém, sugiro que não paguem mais que 40.000 pesos colombianos. Vão reclamar, diga que só tem isto, mas é o justo.
Ao final da tarde embarque de Santa Marta para a capital Bogotá e de lá para o Rio de Janeiro.
Adiós y muchas gracias COLOMBIA !!!
Até breve num ADVENTURE TREKKING TOUR promovido pelo BRASIL A PÉ.
Aguardem o produto que estamos montando. Será D+ !!!
Fotos: Brasil a Pé e Summum